sábado, 29 de janeiro de 2011

2ª ultrassom: novas fotos

Na última quarta-feira (26), tivemos mais uma oportunidade de ver como está nosso bebê fotogênico. Fizemos a segunda ultrassonografia da gestação, a de translucência nucal.
O exame é muito importante, porque verifica a probabilidade de o bebê ser portador de síndrome de down ou ter alguma cardiopatia grave, e deve ser realizado entre a 12ª e a 13ª semana de gestação, impreterivelmente. Nós estávamos então com 12 semanas e 5 dias.
Nessa oportunidade, também foi possível estabelecer porcentagens acerca do sexo do bebê. Vamos aos detalhes...
Graças a Deus, está tudo maravilhoso! Assim que Dr. Eduardo Fonseca começou o exame e vimos o pequenino, ele deu um pulinho, e depois outro! Achamos que foi de alegria ou um soluço...
O médico nos mostrou o crânio do nosso filho, devidamente fechado, o que já descartou um problema grave, a acefalia. Depois verificou a medida da translucência nucal, que foi 2,2 mm. Isso significa que a chance de o bebê ser portador de síndrome de down caiu de 1 em 697 para 1 em 7.584. Ou seja, o mesmo risco que uma menina de 15 anos tem de ter um filho com esse problema... A Mamãe Dryka rejuvenesceu 14 anos!

De perfil.
Dr. Eduardo chegou então ao coração, que também está perfeitinho, com ventrículos e átrios a todo vapor, e freqüência cardíaca de 162 bpm naquele momento. Já a medida entre o crânio e o bumbum foi de 61,2 mm.
Além disso tudo, ainda conseguimos contar os dedinhos da mão do bebê e também ver os pezinhos. Ele deu um tchau e colocou o dedo na boca durante o exame. Nós babamos e ficamos emocionados.
Bebê com o dedo na boca!
Eu, Adryana, chorei que só. Não duvidei de que Deus existe e que Ele é muito bom, pois poder conceber, proteger e amar uma pessoinha desse tamanho é um verdadeiro milagre.
Voltando ao exame, o último ponto a ser verificado foi o sexo do bebê. O palpite do médico foi de 70% de chance de ser MENINO, já que conseguimos até ver o que seria o “falo” da criança, que estava para cima. Se estivesse para baixo, a probabilidade maior seria de ser menina. O fato é que só vamos confirmar isso na próxima ultrassonografia, dia 18 de fevereiro.
Abraços a todos,
Mamãe Dryka, Papai Beto e Bebê.

2 comentários:

  1. Oi vi Ellen Urquiza falando de seu blog no Twitter, e vim aqui conhecer.
    Tamb'em fiz um blog pra minha filha: www.blogdabebel.com.br
    Se der, vai l'a conhecer!
    Estou seguindo o seu, viu?
    Sim, desculpe os acentos, mas estou com problemas no teclado!
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  2. OI achei linda sua ultrassonografia..
    lembrei do meu filhoquando ele estava na barriga a primeira ultrassonografia dele,ele tambem botou o dedo na boca..
    chorei de mais tinha apenas 14 anos..
    parabéns voçê reçebeu uma bença de Deus..

    ResponderExcluir