domingo, 5 de fevereiro de 2012

Iniciando a dieta dos sólidos

No dia 01 de fevereiro, tivemos mais uma consulta com a pediatra Dra. Liane. Bia está com 65 cm e 7,5 quilos. Segundo a médica, um desenvolvimento excelente!

Como já disse aqui, até os 6 meses a alimentação de Bia foi exclusivamente leite materno. Então, chegou a hora de começarmos a oferecer a Lindona os alimentos sólidos. 

O esquema é o seguinte:

Café da manhã - mamar

Lanche - papinha de frutas + 60 ml de água

Almoço - papinha de legumes (faz como sopa, mas depois se amassa os legumes até ficar com a textura de pirão) que pode ter as seguintes combinações: batata + cenoura, batata + jerimum, chuchu + beterraba, abobrinha + vagem, inhame + brócolis.  Depois disso tem 80 ml de água.

Duas horas depois - mamar

Lanche - suco de frutas

Jantar - mamar

Lanche da noite - mamar

E nesse esqueminha, Bia adorou mamão, maçã, não apovou manga, gostou de suco de melão. Hoje experimentamos pêra. Ela gostou mais ou menos, porque estava meio estressada, com sono e vontade de ir ao banheiro, se é que vocês me entendem (rs!).

Abaixo seguem fotos dessas primeiras experiências gastronômicas do nosso amor:


02/02 - Esperando a papinha de mamão
 

Bia amou o mamãozinho...
 
"Ainda tem um restinho, papai!"


Campeã!

Menu: carne, batata, cenoura e AMOR!

E o vídeo imperdível de ela já tentando segurar a colher. Um crânio essa menina!



É encantador observar a evolução dos nossos filhos. Beatriz é muito sabida e está comendo tãããão direitinho... Algumas pessoas falaram que a adaptação para os sólidos seria difícil por conta da amamentação até os 6 meses, mas eu acho que Bia é uma exceção. Está se dando muito bem com os alimentos e nos surpreendeu com a papinha salgada (filha, foi a mamãe que cozinhou e acho que você gostou porque o principal ingrediente foi AMOR)!

Às mamães leitoras, super indico a cadeira de alimentação. Dá segurança, deixa a criança em uma altura boa e é preciso que o bebê entenda que tem um lugar para comer. Além do mais, é possível participar das refeições em família. A que compramos para Bia é a mais simples, com o cinto de segurança na parte de baixo. Garanto que é suficiente.

E por conta da nova dieta, a vida passou a ser corrida em dobro, ainda mais depois que as minhas aulas foram iniciadas, com algumas em outro horário. As vovós vão dar uma força para a mamãe Dryka nesse aspecto!

Tô com uma dorzinha no coração de deixar a minha pequena sem mim. Foi tanto tempo juntas, coladinhas, principalmente no horário da manhã, que estou meio em crise com essa separação. Poxa, falta menos de um mês para voltar ao trabalho... mas tenho certeza que vou superar esse sentimento, se Deus quiser.

Suspirando de alegria me despeço e agradeço a Deus por essa filha maravilhosa que temos!

Adryana.



Um comentário: