terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Uma escola para Beatriz

Aqui estou eu, às 4h da manhã, acordada com um assunto que martela a minha cabeça desde cedo: escola para Bia.

Nesta segunda (21), eu e Beto fomos dar uma olhada em algumas escolas e berçários, principalmente no bairro dos Bancários, para tentar avaliar esses locais e escolher (que tarefa difícil!) o melhor lugar para a nossa filha iniciar a sua vida escolar. 

Na verdade, já havíamos visitado alguns berçários, quando Bia era menor, mas agora chegamos à conclusão que o foco é outro. Desta vez, a experiência com o berçário foi horrível e o que encontramos foi um verdadeiro depósito de crianças. Não recriminamos aqueles que têm necessidade de deixar os filhos nesses locais, mas esse que visitamos foi o pior até agora. Aliás, há tempos fomos a um que consideramos de boa qualidade, o Affeto Baby Care, que fica no bairro de Tambaú, perto da casa da vó Levina e do vô Evaristo. Contudo, neste momento da vida de Beatriz e da nossa vida, não se encaixa no que queremos pois é longe da nossa casa e ela já está mais crescidinha.

Já as escolas foram melhores de se ver. Fomos em duas: Carl Rogers e Século. O Carl Rogers é menor, tem turma de maternalzinho, na qual Bia se encaixa, com no máximo 8 alunos e no horário da manhã, além de que não tem taxas extras. Já o Século é um colégio maior e não tem maternalzinho. A turma tem de 17 a 25 alunos e Bia estudaria com crianças de até 2 anos e meio. Quanto à mensalidade é praticamente a mesma coisa e ambas utilizam o método sócio-interacionista. 

Depois de muitas conversas com amigos a esse respeito, a decisão final de colocar Bia para estudar veio depois deste fim de semana, quando fomos a casa de amigos e a nossa menina passou horas brincando com um coleguinha praticamente da mesma idade. Achamos que está na hora de ela interagir com outras crianças, pelo menos em um horário do dia, e com isso aprender mais. Foi bonito ver ela passar um longo tempo brincando, na maior alegria. É lindo criança ser criança, mas, infelizmente, com essa vida corrida que temos hoje, morando em local de pouco espaço, nem sempre é possível proporcionar momentos assim para a nossa princesa.

Além disso, está na hora de dar uma folga para as vovós que tomam conta de Bia praticamente todos os dias, o dia inteiro, apesar de que estarmos sempre presentes em horas de almoço e também passarmos manhãs e tardes com ela de vez em quando.

No mais, ficamos com a primeira opção, o Carl Rogers (http://www.carlrogers.com.br/portal/index.php). Colégio com mais de 30 anos, boas referências,  turma pequena e limpo... cremos que é o que Beatriz precisa. E eu não consegui nem dormir direito com tanta euforia na cabeça e no coração, porque a nossa filha vai começar a estudar. Desde a hora em que deitei até acordar para escrever aqui todos os sonhos que tive envolveram escola, farda, etiquetas e primeiro dia de aula. Acho que de tanta ansiedade acabei despertando. Afinal de contas NÓS três vamos iniciar uma nova fase da vida!

Claro que muitas dúvidas passam pela cabeça e pensamos mil vezes se isso é certo, se a hora é certa, se escolhemos a melhor escola, se pensamos e questionamos tudo para não ter surpresas. Mas sabe, acho que isso é ser pai e mãe: buscar sempre o melhor para o filho, tomar decisões importantes e dissipar as dúvidas vivendo. 

Hoje visitaremos a escola de novo, e com Bia, para então fazer a matrícula.

:)

Adryana.



Um comentário:

  1. Dry, ainda mais sendo da area de Educacao tbm, imagino quao dificil seja esta escolha. Tudo vai dar certo. E v se dorme, menina! rs Beijos, Rosilda

    ResponderExcluir